A demanda por profissionais com sólidos conhecimentos na área de dados já não é mais novidade. Se você não sabe sobre o que estamos falando, veja esse post da revista Época Negócios sobre as carreiras promissoras em 2017.

Conectar as pessoas certas, ferramentas e oportunidades, para obter mais valor das ferramentas de dados tem sido um desafio empresarial atualmente.

Se você tem vontade de avançar ou mudar a sua carreira para essa área, deve estar atento aos requisitos das vagas, e às suas habilidades no âmbito prático e subjetivo (hard e soft skills).

Fizemos uma pequena lista do que você pode fazer para impulsionar sua carreira:

1 – Use a ferramenta todos os dias

Use o QlikSense todos os dias. Mantenha a última versão do QlikSense Desktop instalada no seu computador. Você pode montar um pequeno dashboard com dados internos da sua área de atuação. Outra ideia é acessar a área de demonstrações da Qlik e estudar com muita atenção os dashboards de exemplo que estão disponíveis. Comece a imaginar como eles foram feitos, dentro de cada demo existe uma explicação de pontos importantes a serem analisados. Olhar para o que já foi feito é uma excelente forma de aprender.

2 – Faça cursos

Se tiver oportunidade de fazer um curso, faça! Consideramos que os cursos são um excelente incentivo para quem quer avançar. Existem diversos cursos presenciais e online. A Living lançou no fim de Maio o seu primeiro curso online. Acesse aqui para assistir a primeira aula gratuita. Em agosto lançaremos a versão 2 do curso com novidades e aprimoramentos no ensino de QlikSense.

3 – Conquiste outras habilidades técnicas

É importante resgatar habilidades técnicas que você já teve um dia ou até mesmo adquirir novas: bancos de dados, conhecimentos sobre estatística, junção de várias fontes de dados etc.

4 – Comunique-se de forma clara e concisa

Use suas visualizações de dados e painéis como um meio eficaz para compartilhar informações e insights. Faça análises contínuas do seu trabalho e reavalie se você pode potencializar um dashboard.

Os títulos do seu gráfico são claros? Você orientou o espectador através de sua análise? As cores, formas e outros objetos são fáceis de entender? O seu painel está limpo? A fonte é fácil de ler?

5 – Trabalhe em equipe

A maioria das organizações exige que você seja um membro da equipe. Você precisará desenvolver visualizações de dados que se juntem em relatórios para serem compartilhados. Ao longo do caminho, você provavelmente trabalhará com várias pessoas dentro e fora de sua equipe para obter acesso aos dados, sistemas e recursos relevantes. Você também terá que ter uma boa compreensão em diferentes áreas de sua organização e conquistar confiança de especialistas para melhorar a análise do desempenho de sua empresa. Planeje trabalhar com equipes de TI responsáveis ​​pelos dados, bem como usuários comerciais que eventualmente consumirão seus painéis.

6 – Pratique o seu “networking”

Participe de eventos, pois existem diversos ao longo do ano. Em 2017, a Living participou da Qonnections, evento mundial da Qlik no Estados Unidos (veja todos os nossos vídeos aqui ). Participe também da comunidade do Qlik Brasil , muitas dúvidas técnicas podem ser resolvidas ali, e você também pode contribuir com o seu conhecimento.

Essas são algumas de nossas dicas rápidas de carreira. Mande a sua pergunta para qlik@livingnet.com.br, ficaremos felizes em responder. Até a próxima!