É interessante perceber como questões empresariais simples ficam sem respostas quando a companhia possui pouca ou nenhuma cultura orientada a dados. Digo isso porque ferramentas básicas de análise podem respondê-las facilmente, mas, mesmo assim, algumas empresas não conseguem obtê-las. E como seria essa empresa orientada a dados? É aquela que torna a coleta de dados uma atividade importante e que utiliza sua base de informações como base para suas decisões. Neste momento, pense no seu negócio e perceba se você consegue por algum meio responder a estas 8 perguntas rapidamente. Ah, não vale utilizar o velho “achismo”!

1 – Qual produto gerou maior receita no último semestre?
2 – Quais foram os clientes que mais compraram no ano passado?
3 – Quais vendedores atingiram as metas estabelecidas no bimestre?
4 – Qual média de leads que se transformam em clientes em 1 ano?
5 – Qual a porcentagem de clientes regularmente atrasam os pagamentos?
7 – Quais canais (site, redes sociais, outros, etc.) geram maior número de leads/clientes?
8 – Quantas reclamações sua empresa recebe por mês?

Se obteve respostas para a maioria das perguntas, parabéns, você está no caminho da evolução. Se não conseguiu, comece fazendo uma lista de perguntas que você gostaria de saber sobre a sua empresa, quais dados gostaria de gerir? Chame seus sócios, líderes, analistas para pensarem juntos em como obter métricas de crescimento empresarial. Com isso, você estará dando o primeiro passo para estabelecer uma cultura empresarial orientada a dados.