O usuário que deseja configurar modelos de dados ou desenvolver soluções de análise passará por alguns estágios durante a adoção de uma ferramenta da plataforma Qlik. Este processo é o “modelo de maturidade de adoção”, que possui quatro estágios: Consciência, Aprendizagem, Aplicação e Adoção.

É importante saber que a adoção da plataforma Qlik exige não apenas treinamento, mas também motivação na remoção de obstáculos. Aprenda o máximo que puder sobre a ferramenta Qlik, e como ela pode ajudar a melhorar e potencializar seu negócio. A motivação é alcançada dominando demonstrações relevantes para seus objetivos, reduzindo obstáculos através da implementação, suporte e habilitação adequados, à medida que as etapas do modelo de maturidade de adoção são superadas. Podemos dizer que se trata de um processo e não um único evento. Conheça quais são esses estágios:

Estágio 1: Consciência

Nesse estágio, o usuário forma percepções da importância da ferramenta e se conscientiza sobre o software. Nesse momento o esforço de aprendizado é ainda pequeno, o usuário verifica recursos, analisa demonstrações, assiste à webinars e vídeos curtos, a fim de analisar o valor que se pode obter da ferramenta e do processo. Os usuários neste estágio geralmente produzem artefatos práticos e básicos, tais como: construir scripts simples de carregamento de dados e montar visualizações que respondem questões básicas.

Estágio 2: Aprendizagem

Existe um desejo em aprender os atributos fundamentais das ferramentas de BI. O usuário que está neste estágio já pensa como efetuar integração com os processos existentes. Pode se beneficiar com treinamento e webinars específicos do setor em que atua. Experimenta a ferramenta em projetos atuais, para provar como os dados podem ser acessados e representados visualmente dentro do Qlik. Acontece uma compreensão em tempo real dos benefícios, bem como da experiência com o software. É o estágio mais crítico, onde geralmente se encontrará a maior parte dos obstáculos. Precisará de suporte e treinamento formal.

Estágio 3: Aplicação

Na fase de Aplicação, o usuário utiliza as ferramentas com maior regularidade, e adquire familiaridade com as mesmas. Neste estágio, ele vê todo o resultado do esforço das etapas anteriores, à medida em que as aplicações funcionais são criadas.

Estágio 4: Adoção

Finalmente, durante a fase de Adoção, o usuário incorpora a ferramenta de forma indispensável. É aqui que as empresas vêem o retorno dos investimentos. Os consumidores estão realizando suas análises em aplicativos configurados, e este é o momento das solicitações de melhorias para os aplicativos desenvolvidos.

E você? Em qual etapa está?